IMPRESSÃO 3D NA SALA DE AULA

A impressão 3D desempenha um importante papel na execução de atividades ligadas ao STEAM e Cultura Maker, oferecendo uma aprendizagem criativa e desenvolvendo competências que vão muito além do ensino básico. O objetivo central é usar uma abordagem multidisciplinar, juntando tecnologia e atividades práticas, para criar um elo entre o conteúdo acadêmico e o cotidiano dos alunos.

Desenvolva projetos envolvendo Arduíno e robótica;

Desenvolva a colaboração através de projetos em grupo;

CRIE TUDO QUE SONHAR:

Aproxime os alunos de projetos e conceitos de física e engenharia com o SolidWorks apps for kids. Jovens estudantes vivem a experiência de imaginar e projetar suas próprias criações através de uma coleção de aplicativos que divide o processo de criação em ferramentas mais simples para criar, estilizar, projetar em 3D e então apresentá-lo através da impressão 3D.

DESENHO DIGITAL:

Atividades como desenhar e pintar permitem que os alunos compartilhem suas ideias através do mundo da arte. Seja abrindo o mundo da criatividade para crianças do ensino fundamental ou orientando aspirantes a designers do ensino médio, você pode enriquecer a aprendizagem de todos eles com o desenho digital na sala de aula.

Quatro motivos da tecnologia em sala de aula:

Qualidade na educação

Capacita professores

Amplia os horizontes sobre novos métodos de aprendizagem

Aumenta a competitividade da instituição no mercado

FERRAMENTAS DE MUDANÇA

STEAM

STEAM significa Science, Technology, Engineer, Arts e Mathematics, sendo a base da construção para adaptação a BNCC e é uma abordagem que objetiva ensinar alunos a resolverem problemas reais através de visões criativas, artísticas e integrando diferentes áreas do conhecimento, preparando-os melhor para o futuro.

AS AULAS ATENDEM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR:

Identificar características do cenário, atributos físicos, motivações e sentimentos de personagens, marcadores de tempo, espaço, causa-efeito, uso de discurso direto (diálogos);

 

Reconhecer o texto literário como expressão de identidades culturais.

Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrados, retângulos, trapézios e paralelogramos) em relação aos seus lados (quantidades, posições e comprimento) e vértices.

Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares, incluindo o uso de tecnologias digitais.

Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro, milímetro) e diversos instrumentos de medida.

Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

Reconhecer a história como resultado da ação do seu humano, no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças ocorridas ao longo do tempo.

Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado.

MAKERBOT

MakerBot Thingiverse Education

  • Thingiverse Education –
    Mais de 600 aulas prontas com base STEAM/NGSS.
  • MakerBot Educators – Comunidade de professores compartilhando melhores práticas e ideias.
  • MakerBot Educators Guidebook – O guia definitivo para iniciar na impressão 3D feito por profissionais na educação STEAM.

Aulas em português e já codificadas segundo a BNCC

BENEFÍCIOS DA MAKERBOT EM CADA FASE

Estudantes da Whitby School aprenderam o processo de design transformando uma cidade fictícia em um modelo de escala.

K-5 (fundamental)

  • Inspira curiosidade em STEAM
  • Estimula a criação de modelos táteis para explicar conceitos complexos
  • Estabelece percepção espacial
  • Aprendizado de conceitos de engenharia e planejamento

Estudantes da MacArthur Barr Middle School aprimoraram suas rodas impressas em 3D, para melhorar seus carros movidos a CO2.

6-9 (fundamental)

  • Desenvolve habilidade de design thinking
  • Aprendizado por experimentação
  • Princípios de engenharia na prática
  • Exercita o domínio de conceitos complexos mais cedo para manter-se à frente no aprendizado

Estudantes da Brooklyn Technical High School colaboraram para demonstrar princípios complexos de cálculo através de peças impressas em 3D

Ensino médio

  • Ensina modelagem 3D profissional
  • Simula problemas reais do mundo
  • Desenvolve habilidade para a faculdade e para a carreira do futuro
  • Desbloqueia habilidades de pensamento crítico necessárias para levar uma ideia à realidade

MakerBot Certification™ Program for Educators

  • A MAKERBOT Curriculum Creator ensina os professores a criarem suas aulas, aplicarem em sala de aula e postarem seus projetos na maior comunidade digital de educação 3D do mundo, thingiverse education https://www.thingiverse.com/# .
  • Desta forma, além de compartilharem seus conhecimentos com professores do mundo inteiro, concorrem a prêmios que podem chegar a uma impressora Makerbot Replicator Plus.

EQUIPAMENTOS do lab sala de aula

3D RISE

3D MakerBot Replicator Plus

Mesa digitalizadora Huion H430P